Pokémon Generations é um joguinho indie, porém isso não significa que o título é ruim ou simples demais, muito pelo contrário! Não é nenhum exagero dizer que ele é o game desejado por todos os fãs da franquia, mas nunca feito pela Nintendo.
Basicamente, o que ele apresenta de tão sensacional é o seguinte: além de você andar com um treinador tridimensional, é possível controlar a movimentação do pokémon durante as batalhas.
Sim, você não leu errado: confira o vídeo logo abaixo para ter uma boa ideia do que acontece no game. A única ressalva é que, por ser um título indie, provavelmente os desenvolvedores não possuem muito tempo disponível para ele, além de haver muitos bichinhos para serem modelados. Dessa forma, o título ainda não está completo, sendo apenas uma versão demonstrativa para mostrar quais são as intenções do dev para ele.
O paraíso para os fãs de Pokémon
No momento, você consegue encontrar os seguintes pokémons pelo cenário: Pikachu, Pidgey, Bulbasaur, Ratata, Charmander e Squirtle. São seis os bichinhos de bolso e todos são capturáveis, exceto pelo rato elétrico, com o qual você já começa a sua aventura (embora ele não apareça listado até você mandá-lo para fora da pokébola). Assim como nos jogos oficiais, você possui apenas quatro ataques para usar nas lutas.
Entretanto, em vez de apenas ter um limite de golpes para usar, o pokémon possui uma barra de energia, a qual é gasta conforme as habilidades são usadas. No caso de ela ficar vazia, você não consegue fazer nada além de andar pelo cenário até que se encha novamente.
Como existem muitos ataques em área, você deve tomar cuidado para não acertar outras criaturas que estejam ao redor, pois senão o combate será de dois ou mais contra um! Além disso, tome cuidado para não destruir o cenário: sim, ao atacar as pedras algumas vezes, elas são completamente destruídas (árvores são mais resistentes, mas apresentam sinais de dano após alguns golpes).
Como jogar no modo multiplayer
Pokémon Generations apresenta a alternativa de jogar com os seus amigos, bastando criar um servidor (Start Server) e passar o seu endereço de IP – esse número deve ser colado no campo “Server”. Feito isso, mantenha o número exibido em “Port” inalterado e, então, clique em “Connect to Server” para se conectar ao servidor do seu amigo. Antes disso, no entanto, mude o seu nome e escolha se o seu treinador é menino ou menina.
Caso isso não funcione, uma solução possível é instalar o programa
Hamachi, pois ele ajuda você a se conectar aos seus amigos mais facilmente, com o bônus de você não precisar enviar o seu IP de verdade para outras pessoas. Nele, basta criar uma rede e passar o login e senha dela para um amigo que tenha o programa. Então, é só se conectar, copiar o endereço IPv4 e colar no jogo, mantendo a mesma porta.
Para ler um tutorial sobre como usar o Hamachi,
clique aqui.
Montando o seu time
Uma vez que existem apenas seis pokémons disponíveis no momento, provavelmente você não vai querer ter membros repetidos no seu time. Embora você comece o jogo “sem nenhuma” criatura de bolso, basta apertar a tecla Tab para soltar um Pikachu e fazê-lo começar a seguir você (para trocar qual pokémon usar, clique sobre eles e alterne a ordem do time). Feito isso, clique sobre um pokémon selvagem para iniciar a batalha.
Usando as mesmas teclas de movimentação do treinador, controle o seu parceiro para evitar os ataques inimigos e use as teclas apropriadas (todas estão listadas na seção “Comandos”, logo abaixo) para diminuir a vida do adversário. Quando ele finalmente desmaiar, você deve clicar sobre o ícone de pokébola do canto inferior direito da tela e mirar antes de soltá-la (clique novamente para sair do modo de captura).
Caso você esteja muito longe, recolha o seu parceiro e lance-o mais de perto para não errar o alvo. Depois de capturar todos os pokémons do cenário, ele ficará totalmente vazio e sem o que fazer. Porém, basta sair do jogo e entrar outra vez para ver os bichinhos novamente em seus lugares: você mantém o seu time e ainda consegue batalhar com as criaturas selvagens o quanto quiser.
Comandos
- Teclas W, A, S e D: movimentação;
- Teclas 1, 2, 3 e 4: ataques;
- Barra de espaço: pulo;
- Tab: solta e recolhe o pokémon no topo da lista;
- Clique esquerdo: seleciona opções e lança os ataques;
- Clique direito: segure para controlar a câmera
-
-